Em ação conjunta entre o IFRS e empresas de Bento Gonçalves, vinho é transformado em álcool 70%

Para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, vinho está virando álcool 70% na capital brasileira da vitivinicultura. São em torno de 47 mil litros de vinho, oriundos da Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), e que foram considerados inaptos para consumo e comercialização.
A instituição vai doar o material que, em uma ação conjunta com empresas de diversos segmentos, chegará à Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves como álcool líquido a ser utilizado para desinfecção de superfícies. Estima-se que seja possível produzir em torno de 7 mil litros de álcool. A demanda mais imediata da prefeitura municipal era por álcool líquido 70%, que então será o foco da produção.
A vinícola Casa Valduga realizará gratuitamente o processo de destilação do produto. Também participam da ação solidária as empresas Newsul S.A. Embalagens e Componentes, Zegla Indústria de Máquinas para Bebidas Ltda,  Gráfica São Roque Etiquetas Adesivas e Vinícola Aurora.
Com o álcool líquido doado, serão higienizadas superfícies e materiais nas 30 unidades de saúde do município e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ambulâncias e automóveis utilizados para transportar equipes de servidores que trabalham na emergência em saúde pública.
O álcool líquido é fundamental para desinfecção, mas, devido à situação do país, novos pedidos de compra do material não têm previsão de entrega, explica a coordenadora do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, Morgana Calza. Por isso, a doação é tão bem-vinda. Como a quantidade utilizada depende da evolução do número de casos no município, Morgana diz não ser possível estimar quanto tempo vai durar o álcool que começa a ser recebido. “Tínhamos um estoque de álcool para quatro meses, mas utilizamos quase tudo em duas semanas. Por isso, nossa demanda pelo álcool 70% era imediata”, comenta.
O diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Câmara Monteiro, e o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacam o esforço coletivo para viabilizar a ação que proporcionou o destino mais nobre possível ao produto. Eles ressaltam o apoio das empresas, da Procuradoria Federal junto ao IFRS, dos técnicos que atuam na Vinícola-Escola, do Comitê de Acompanhamento e Prevenção ao Covid-19 do Campus e da Reitoria e dos demais servidores.
Outros campi do IFRS também estão em diálogo constante com autoridades e especialistas de saúde locais para levantar demandas e estudar formas de auxiliar no momento atual. Diferentes parcerias começam a surgir.
No IFRS 
Antes da doação, o IFRS buscou permissão judicial. A autorização para que o vinho pudesse ser utilizado para a produção de álcool 70% foi solicitada à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal em Bento Gonçalves pelo procurador federal Albert Caravaca, que atua junto ao IFRS. Considerando que a medida visa contribuir para a proteção da população e evitar a propagação do novo coronavírus, o MPF manifestou-se favoravelmente. Com o parecer, o juiz federal Eduardo Kahler Ribeiro, da 1ª Vara Federal de Bento Gonçalves, emitiu, na noite desta quinta-feira, 26 de março de 2020, decisão autorizando a utilização do material.
Para quem também quiser ajudar em Bento Gonçalves
A coordenadora do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves conta que a solidariedade e a mobilização de instituições, empresas e pessoas físicas estão fazendo a diferença no trabalho de evitar o avanço dos casos de Covid-19. Além de álcool, álcool gel, aventais e máscaras, eles recebem também copos descartáveis e alimentos, dentre outros materiais.
Ela explica que as doações ajudam os servidores de saúde e também os voluntários que trabalham na obra do novo hospital municipal, os quais têm recebido três refeições diárias da prefeitura. Empresas, instituições e pessoas interessadas em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (54) 3055 7278, de segunda a sexta-feira.
Compartilhar:

NOTA À COMUNIDADE: Corte de 30% do orçamento inviabiliza atividades no IFRS
Friday May 03, 2019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vem a público manifestar sua preocupação

The post NOTA À COMUNIDADE: Corte de 30% do orçamento inviabiliza atividades no IFRS appeared first on Dua xe 3D.

Marca do Facebook
Facebook

Sunday: The Living Word of God
Saturday March 28, 2020

The most important words spoken are often the last words a person utters. Moses, the writer of the first five

The post Sunday: The Living Word of God appeared first on Dua xe 3D.

Marca do Twitter
Twitter

Marca do LinkedIn
LinkedIn

Marca do Pinterest
Pin It

Launch of ‘Classic Magazine’ by Association of Public Administration
Tuesday February 25, 2020

For the 8th consecutive year, the Association of Public Administration successfully accomplished the Annual Launching Ceremony of the ‘CLASSIC’ Educational

The post Launch of ‘Classic Magazine’ by Association of Public Administration appeared first on Dua xe 3D.

Marca do WhatsApp
WhatsApp